30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Saudades do Meu Rádio Caipira: Grupo de Viola resgata cultura caipira em apresentação musical e teatral 

Créditos fotográficos: Jesse James dos Santos
Postado em: 23/02/2024

Compartilhe esta notícia:

O Grupo de Viola Caipira São Gonçalo vai se apresentar nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19h, no Auditório Municipal "Francisco Beranger", em Votorantim. O projeto "Saudades do Meu Rádio Caipira", realizado com Recursos do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim e Secretaria de Cultura e Turismo, combina música e teatro, com a participação especial do icônico personagem Jeca, símbolo da cultura rural, interpretado pelo artista Marcelo Kobayashi.

 

O espetáculo é uma viagem lúdica pelo tempo, convidando o público a imaginar a vida na roça. A intenção é proporcionar experiência sensorial, recriando momentos que antes eram apenas ouvidos pelo rádio.

 

"Nossa proposta é fazer o público compreender o cotidiano por meio de lembranças auditivas. Haverá diálogos que ecoam os narradores do passado, anunciando as músicas que viriam em seguida, criando um pequeno filme na mente do espectador. Por isso, é Saudade do Meu Rádio Caipira: para reviver essa rica cultura radiofônica, onde a música e a narração se entrelaçam", explica o idealizador, Jesse James dos Santos.

 

Fundado em 2011, o grupo é composto por Diamantino, Nazaré, Benvindo, Toninho, Jorge, Cedrinho, Moacir, Donizeti e Joaquim. Eles interpretarão clássicos como "Chico Mineiro", "Saudades da Minha Terra" e "Chalana", entre outras canções. O projeto visa aproximar não apenas as gerações que viveram a época, mas também aquelas que nutrem apreço pela música e sonham em seguir carreira.

 

Para Manoel Nazaré Cardoso, um dos fundadores, a música é paixão que ele descobriu desde a infância, parte intrínseca de sua essência caipira.

 

"Nasci na roça, em Cornélio Procópio, cidade do interior do Paraná, onde sempre estive imerso na música. Para mim, ser caipira é abraçar a simplicidade, viver sem luxo e apreciar os pequenos prazeres da vida", afirma.

 

Para Luiz Ricardo Sutil, mais conhecido como Diamantino, a história não é diferente. Integrante do grupo há 6 anos, ele compartilha sua ligação com a música.

 

"Descobri a música sertaneja na infância, ouvindo programas de rádio. Logo veio o desejo de cantar. Comecei a cantar na igreja em Iretama, no Paraná, e desde então, tracei meu caminho até Votorantim. Conheci vários parceiros e foi aqui que desenvolvemos um gosto especial pela música sertaneja, tanto no Grupo de Viola Caipira São Gonçalo quanto na minha dupla também."

 

O evento é gratuito e os lugares são limitados. Para reservar o ingresso, basta enviar uma mensagem com o nome pelo WhatsApp (15) 99119.9019, com Jesse James. O Auditório Municipal "Francisco Beranger" está situado na Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291, Centro, Votorantim.

 

“É uma grande oportunidade para os amantes da música caipira, jovens e crianças, que desejam ser introduzidos ao universo da música raiz com seu aspecto radiofônico e sensorial, construindo memórias e prestigiando a cultura e tradição da região”, finaliza Jesse James.

 

Texto: Ana Maria Fonseca Agmont (MTB: 0089883/SP)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tribunal Superior Eleitoral diz não encontrar falhas em código-fonte da urna eletrônica

Bandido ‘comemora’ Natal com metralhadora e pistolas na Vila Helena

Colisão no interior de SP entra para a história como uma das maiores tragédias rodoviárias do país

Dupla é morta após roubar carro de secretário e trocar tiros com policial

"Projeto Eu" realiza evento "Quilos Solidários" e arrecada alimentos para instituição oncológica

Casal é preso por tráfico de entorpecentes próximo de escola infantil na Zona Norte